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Fundamentos sólidos para o pensamento político cristão em prol de uma juventude antirrevolucionária: Parte I:

Hoje (18), iniciaremos uma série de dois textos para entender a diferença crucial entre o pensamento político cristão e as teorias revolucionárias bem como os argumentos de filósofos conservadores clássicos sobre a vida política. Minha base será a doutrina reformada do calvinismo e seu expoente do século XX, Herman Dooyeweerd (1894-1977).A parte “I” dessa série visa explicar a base simples desse pensamento político cristão e sua estrutura.



No dia 03 de outubro de 1936, o filósofo e jurista cristão holandês Herman Dooyeweerd, proferiu uma palestra importantíssima sobre a ideia cristã do Estado para a juventude antirrevolucionária da Holanda. Essa palestra se tornou na obra DeChristelijkeStaatsidee . Na obra Dooyeweerdpropõe fundamentos sólidos para construir uma visão cristã do Estado coerente com as Sagradas Escrituras e seus princípios de valor universal – o que é conhecido como Cosmovisão Cristã Reformada. A Cosmovisão Cristã Reformada é sustentada por três pilares: 1) Criação; 2) Queda e 3) Redenção. A história da humanidade se move e é entendida de modo coerente com as Escrituras quando está sobre esses três fundamentos.



Com esse sistema teológico, é possível entender que Deus criou certas estruturas normativas – realidades primárias e indestrutíveis – que a Queda corrompeu, desfigurou, ou melhor dizendo, redirecionou, mas não a ponto de quebrá-las, desfazê-las ou recriá-las. Essas estruturas normativas são redimidas através da graça de Deus em Jesus Cristo, pelo evangelho que convida o indivíduo à fé e submissão à Palavra-revelação. Um exemplo dessa dinâmica é a estrutura normativa da sexualidade. Essa estrutura foi criada e ordenada por Deus. Em essência, a estrutura do sexo é boa (Criação). A fornicação, a lascívia, o adultério e outras vulgaridades tomam a estrutura e a entortam, redirecionam e a deturpam para outro fim; para o hedonismo em geral (Queda). Através da fé em Cristo e no seu evangelho o coração escravo das paixões carnais é liberto pelo poder do Espírito Santo e aprende – educado pela graça [Tt 2.11,12] – a direcionar essa estrutura para a glória de Deus dentro do casamento (Redenção).



Além da sexualidade, estão o trabalho, a família e a religião como exemplos de estruturas normativas, bem como a vida política. O desafio do próximo texto será demonstrar o porquê a política, dentro dessa cosmovisão cristã bíblica não deve ser tratada jamais com revoluções e também não com um conservadorismo quietista. É bem verdade o que defendeu o psicanalista Jordan B. Peterson, quando escreveu que o “(...) problema particular de cada pessoa não se resolve através de uma revolução social, porque as revoluções são desestabilizadoras e perigosas.” Contudo, o motivo maior para negarmos as revoluções [e o conservadorismo clássico] não são os seus efeitos, mas seus pressupostos, suas afirmativas implícitas. E quais são? É o que iremos entender no próximo texto, aqui no Jornal Regional.



Fonte: Jornal O Regional
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