Nova modalidade do programa “Casa Fácil Paraná Municípios” vai beneficiar cidades com imóveis destinados a famílias em vulnerabilidade, com renda mensal de até dois salários mínimos, que receberão a moradia sem custos;
O governador Carlos Massa Ratinho Junior autorizou nesta segunda-feira (10), em evento no Palácio Iguaçu, em Curitiba, a liberação de R$ 533 milhões para a construção de moradias em 324 municípios paranaenses com até 25 mil habitantes. Os recursos integram a nova modalidade do programa Casa Fácil Paraná Municípios, lançada neste ano pelo Governo do Estado para ampliar o acesso à casa própria e levar a produção habitacional para todo o território paranaense.
O investimento, fruto de parceria entre o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa do Paraná, será repassado diretamente às prefeituras por meio de convênios firmados com a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar). A iniciativa prevê a construção de até 25 casas por município, conforme o porte populacional, destinadas a famílias com renda de até dois salários mínimos.
De acordo com Ratinho Junior, essa nova modalidade do Casa Fácil tem um olhar para as famílias mais vulneráveis, que receberão a moradia sem custos. “É um programa voltado para cidades pequenas, com até 25 mil habitantes, e faz parte do guarda-chuva do Casa Fácil Paraná, que é o maior programa de construção de casas do Brasil”, disse o governador.

Colorado foi contemplado com 25 casas populares, essas novas moradias serão a custo zero para as famílias beneficiadas, atendendo famílias com renda de até dois salários mínimos e garantindo mais dignidade, segurança e qualidade de vida para quem mais precisa. A prefeita Rose Chiquim destacou a importância dessa conquista:
“É uma alegria imensa ver Colorado sendo contemplada com mais moradias populares. Cada casa representa o sonho realizado de uma família que terá um lar digno para viver. Agradeço ao governador Ratinho Júnior e à COHAPAR por essa importante parceria que fortalece o desenvolvimento social e traz mais qualidade de vida ao nosso povo.” Mais um passo importante rumo a uma Colorado cada vez mais justa e acolhedora!

Ourizona, também fez parte desta fase do programa do Governo do Estado, quando o Prefeito Janilson Marcos Donasan em Curitiba, recebeu a autorização para assinatura de convênio junto ao Governo do Estado do Paraná e à COHAPAR, por meio do Programa Casa Fácil – Modalidade Municípios. Serão 10 novas moradias destinadas a famílias de baixa renda, com investimento total de R$ 1.300.000,00.

Paranapoema, nas redes socias o Prefeito Sidnei Frazatto acompanhado pelo vice-Prefeito Renan Ito eles registraram; “Conquistamos, junto à Cohapar e ao Governo do Paraná, 10 unidades do programa Casa Fácil Paraná. Essa é mais uma conquista importante para garantir moradia digna às nossas famílias e fortalecer o desenvolvimento do nosso município.Seguimos trabalhando com seriedade e compromisso para trazer resultados reais para a nossa população.

Paranacity, o prefeito José Claudio Batista, parabenizou o Governo do Estado por, mais uma vez, demonstrar seu carinho com a população do Paraná, proporcionando para as famílias de menor renda essa alegria de ter a sua casa própria”, afirmou José Claudio de Paranacity onde serão construídos 10 imóveis pelo programa da Cohapar e concluiu; “Mas agora a gente tem essa oportunidade especial com esse programa, que vai atender aquelas pessoas que precisam da casa própria e não têm condições de conquistar”.

Uniflor, o prefeito Maycon ao lado do vice Pedrinho, comemora a conquista das 10 casas “Um dia histórico para a nossa população, mais um compromisso de nossa gestão ao lado do governo do estado” destacou Maycon.
“A diferença é que, nesta modalidade, as casas não vão ser financiadas. Ele é voltado para famílias muito humildes e as casas são entregues gratuitamente. O objetivo é atender famílias que vivem em situações de vulnerabilidade, como aquelas que moram em beiras de rio, áreas de risco, em condições insalubres ou em casas muito precárias”, explicou. “Isso mostra que o Casa Fácil é um programa universal para todas as cidades do Paraná, feito para transformar a vida das famílias e fortalecer o desenvolvimento em cada município”.
A Cohapar fornecerá o projeto padrão das moradias, enquanto as prefeituras ficarão responsáveis por disponibilizar os terrenos e executar a infraestrutura necessária. “O programa Casa Fácil Municípios foi criado para atender as cidades com menos de 25 mil habitantes, que são locais onde os grandes programas habitacionais geralmente não conseguem chegar”, ressaltou o presidente da Cohapar, Jorge Lange. “Com esse convênio direto com os municípios, garantimos mais moradias, dignidade e qualidade de vida à população paranaense”.



