O Sistema SEAGRI, composto pela SEAB, ADAPAR, IDR-Paraná e CEASA, realizarão uma Força Tarefa de orientação sobre boas práticas agropecuárias no dia 27/08 (pela segunda vez) no município de Nova Esperança e no dia 28/08 no município de Astorga, na região de Maringá. Serão realizadas ações pelos extensionistas do IDR-Paraná tendo como objetivo promover, entre outros, o manejo correto das atividades agropecuárias, bem como a aplicação adequada de agrotóxicos, garantindo a segurança alimentar e a proteção do meio ambiente. Durante o evento, um grupo de 22 extensionistas serão alocados nesses municípios pela unidade regional de Maringá, e estarão disponíveis para oferecer orientações práticas e esclarecimentos sobre Tecnologia de Aplicação e o uso responsável de defensivos agrícolas. A ação busca conscientizar os produtores rurais sobre a importância de evitar a deriva de agrotóxicos, um problema que pode resultar em contaminações indesejadas, como o prejuízo aos vizinhos em culturas sensíveis, como é o caso da sericicultura, hortaliças, frutíferas, ou mesmo em ambientes naturalmente explorados pelas abelhas, além de desperdício de recursos financeiros, com aplicações que não atingem o alvo desejado.
“Ao promover esta força, queremos assegurar que nossos agricultores tenham acesso a informações atualizadas e precisas sobre o uso de agrotóxicos e a manutenção de seus pulverizadores”, afirma José Sérgio Righetti, engenheiro agrônomo do IDR-Paraná. “Nosso compromisso é com a sustentabilidade e a saúde pública, garantindo que as práticas agropecuárias sejam realizadas com eficiência e responsabilidade.”
Os agricultores receberão as visitas dos extensionistas e poderão tirar dúvidas, receber orientações personalizadas. Além disso, serão fornecidos materiais informativos sobre as melhores práticas no manejo agrícola. A Força Tarefa representa não apenas um esforço conjunto para promover a educação e a conscientização entre os produtores, mas também um passo importante para a construção de uma agropecuária mais sustentável e competitiva no Estado do Paraná.
As ações continuam no mês de setembro onde Técnicos da ADAPAR realizarão visitas para orientar os agricultores quanto a inspeção de pulverizadores.
