Uma tarde de cerimônia Cívico-Militar na Praça Santa Cruz, no dia 7 de Setembro, marcou as comemorações dos 197 anos de independência do Brasil no município de São Jorge do Ivaí, com o objetivo de manter viva na memória da comunidade o fato histórico ocorrido em 1822 que culminou no processo de independência do Brasil de Portugal. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura em parceria com as demais Secretarias Municipais, contando com o apoio do poder Executivo , Legislativo e do Programa “A União Faz a Vida” , promovido pela cooperativa Sicredi.
A abertura oficial foi conduzida pelo Pavilhão da Guarda Bandeiras do Projeto Cidadãos Mirins de São Jorge do Ivaí e para cantar o Hino Nacional contou com a presença do Coral Municipal do Projeto Musical Caminhos do Som. Dando abertura para as alas do desfile à frente a Polícia Militar , dando toda a segurança necessária para todos. Atrás à Comissão de Frente trouxe a faixa de abertura com o tema do desfile, sendo: ESCOLA E SOCIEDADE: A CIDADANIA VAI ALÉM DA SALADE AULA, juntamente com o Abelhão mascote do programa., seguidos pelo bloco das três Bandeiras (Nacional,Estadual e Municipal ), e com o Grupo da Terceira Idade Viva a Vida. Para que o desfile tivesse ainda mais brilho foi fundamental a participação dos professores, funcionários e alunos da escolas municipais e também da Escola Dr Raul Martins. O C.M.E.I Monteiro Lobato apresentou os blocos : Aprendendo através do Folclore; Danças das regiões; Fotografias e Sons do Corpo Humano. A Escola Municipal São Jorge trouxe os temas : Todo mundo é igual sendo diferente; A importância da Leitura ; Campo x Cidade e a importância das Nascentes. O Projeto Municipal Semeandoo Futuro apresentou em suas alas o incentivo dos esportes , destacando: Ginástica artística; o Futebol; o Xadrez, Nado Sincronizado e os Ciclismo. Para fechamento do desfile tivemos a ala dos Cidadãos Mirins dos municípios São Jorge do Ivaí, Floraí e Mandaguaçu.
O Prefeito André Luis Bovo enfatizou que: “Cada dia mais, somos reconhecidos como exemplo de democracia, de país vocacionado para a paz e para a justiça social, ressaltando que o 7 de Setembro não pode ser resumido em eventos restritos apenas ao pátio das escolas, mas sim aberto ao público que vivenciou uma data tão importante para os brasileiros” e ao encerrar fez os agradecimento a todas as pessoas envolvidas neste evento como também à toda a população que prestigiou o importante momento histórico.