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O Politikon Zoon e a comunidade piedosa:

O ser humano é um animal político por essência, defendia Aristóteles (385 a.C. -323 a.C.). “O Filósofo” - como o Doutor Angélico Tomás de Aquino (1225-1274) costumava chamá-lo - em toda sua filosofia e em seu livro Política entendia que é inerente ao ser humano possuir características e atributos que apontam para uma finalidade de sociabilização e associação, como: a comunicação, a linguagem, etc. Daí o seu notório conceito de Politikon Zoon, o homem como um “animal político”.



Em vários momentos na história, a raça humana buscou teorizar e praticar uma boa política - uma convivência harmônica entre os participantes de uma comunidade. Todos os pensadores buscavam por algo que pudesse deter os distúrbios sociais e promover a ordem, a paz e o progresso, procurando compreender a natureza humana e a origem de seus problemas. Naquilo que na ciência histórica podemos chamar de História da Política, lemos muitos filósofos, juristas, economistas, historiadores e sociólogos realizando apontamentos notáveis para compreender e justificar as mazelas de uma sociedade.



Os pensadores economicistas apontavam as causas dos distúrbios sociais para um sistema econômico ineficiente, os pensadores liberais e absolutistas apontaram para um governo político ora grande demais, ora pequeno demais; e ainda há os pós-modernistas que defendem que os problemas sociais são frutos das desigualdades sexuais e salariais em várias áreas. Acima de todos esses apontamentos superficiais está a origem do verdadeiro problema de toda comunidade humana, apontado pelas Escrituras: o pecado original.



Embora o pecado original tenha sido inicialmente um ato de desobediência de Adão e Eva (Gênesis 3), as consequências se estenderam aos descendentes da raça humana; além da extensão do pecado externa ao homem, isto é, sobre a criação (Gn 3.17; Romanos 8. 19-22). A Queda não só afetou o homem no sentido antropológico e individual, mas em toda a sua relação com o meio social e cultural. Conforme escreveu o neocalvinista Albert M. Wolters, “A desobediência humana e a culpa encontram-se, em última análise, na raiz de todos os problemas da terra. Que a Queda está na raiz do mal é mais claro para o mal humano especificamente quando manifesto, por exemplo, nas distorções pessoais, culturais e sociais.”



Devemos deduzir que, se na visão bíblica o principal componente da política - o politikon zoon - está em corrupção natural, e, se como o teólogo calvinista alemão Johannes Althusius (1563-1638) defendeu que o tema da vida política é “a associação, na qual os que vivem juntos obrigam-se entre si… à comunicação mútua daquilo que é necessário e útil para o exercício harmônico da vida social”, então a associação de animais políticos não regenerados gera, inevitavelmente, mazelas sociopolíticas. Eis o que entendemos, pelas Escrituras, o que Deus pensa ser o principal e original problema de toda vida política.



Ora, se este é o principal e original problema, a solução deve ser buscada também em Deus. Na Escritura, Deus propõe a salvação e a regeneração do politikon zoon na fé no sacrifício salvífico e substitutivo de seu filho, Jesus Cristo (Romanos 3.23-25) e o chama ao arrependimento (Marcos 1.15). Pela fé na graça de Deus em Cristo, os homens políticos mortos em seus delitos são renovados para uma vida santa e que agrade a Deus em todas as áreas, reorientando não só a adoração individual do animal político, mas também sua participação comunitária (Efésios 2. 1-10; 1 Pedro 1.15). A salvação de pecadores eleitos por Deus não somente transforma corações; ela, por meio do politikon zoon regenerado também produz uma sociedade saudável. Afinal, a ordem social também é importante para Deus e, como parte essencial do politikon zoon, sua vida comunitária deve ser impactada pela redenção (Efésios 1.7).



O estadista calvinista holandês do século XX Abraham Kuyper (1837-1920) escreveu que devemos nos importar com nossa sociedade, para que ela não “seja como um pedaço de chão cheio de um monte de almas, mas seja uma sociedade por Deus querida, um organismo humano vivo” e, a única forma que podemos obter isso e reverter o quadro de comunidades devastadas por ambições, desigualdades, roubos e injustiças é através da graça de Deus em Cristo que levanta homens e mulheres, jovens e velhos - os politikon zoon vivificados pelo Espírito Santo - para abençoar e redimir a vida orgânica de uma comunidade, tornando-a piedosa.



Fonte: Jornal O Regional
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