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William Ames (1576-1633), o “Doutor Erudito”:

“O receber da Palavra consiste em duas partes: atenção da mente e intenção da vontade.”


 


Poucos homens tiveram tanta influência na teologia reformada como William Ames (1576-1633). Hoje, quase não se conhece seu nome fora dos círculos acadêmicos de Teologia Reformada, mas em sua época seus escritos eram considerados fundamentais para o preparo ministerial na Nova Inglaterra. William Ames, cujo nome foi latinizado para Amesius, nasceu em 1576 em Ipwich, a principal cidade do condado inglês de Suffolk, que na época era o centro de um Puritanismo vigoroso. O pai de Ames, que também se chamava William, era um rico comerciante, simpatizante do Puritanismo, e sua mãe, Joan Snelling, era aparentada com famílias que ajudaram a fundar a Colônia Plymouth.



Ames foi criado por um tio materno, consequência do falecimento de seus pais quando Ames ainda era muito novo. O tio de Ames não poupou recursos para dar-lhe uma boa educação, enviando-o para o Christ’s College, uma faculdade que pertencia a Universidade de Cambridge, conhecida pelo seu Puritanismo e filosofia ramista. Em 1598, completou seu bacharelado na área de humanidades e em 1601 colou grau de mestre na mesma área. Passou pela experiência da conversão com a pregação de William Perkins (1558-1602), o pai da teologia experimental reformada inglesa.



Em 1609, no dia 21 de dezembro, Ames pregou um sermão em Cambridge sobre o Dia de São Tomé, uma festa anual que era caracterizada por tumultos e desordens. Ames denunciou a jogatina e isso fez com que as autoridades da faculdade mandassem o prender e suspender seus títulos acadêmicos. Com isso, Ames viu que deixar a faculdade era mais agradável do que enfrentar uma desagradável perspectiva de um futuro incerto em Cambridge. Portanto, em 1610, depois de passar um curto período como professor da cidade de Colchester e sendo proibido de pregar pelo bispo de Londres, Georg Abbott, decidiu buscar o clima acadêmico e eclesiástico nos Países Baixos.



Ali, Wames permaneceu o restante de sua vida. Ames foi o primeiro a elaborar um sistema de Teologia Reformada da Aliança, embora o reformador João Calvino (1509-1564) já houvesse incorporado a Aliança como um aspecto importante da Teologia Reformada. Outra curiosidade, é que apesar de ser um homem com grandes títulos, Ames se recusava a vestir roupas clericais como a sobrepeliz e isso causava ressentimento em algumas pessoas. Ames foi também extremamente influente na decisão do Sínodo de Dort, realizado na cidade holandesa de Dordrecht com seus escritos contra o Arminianismo. Devido sua perícia em refutar o posicionamento arminiano foi chamado para ser o principal conselheiro teológico e secretário de Johannes Bogerman (1576-1637), que presidia o sínodo.



Em 1662, dirigentes da Universidade de Franeker - uma instituição relativamente nova na remota província setentrional de Friesland - ignoraram as autoridades inglesas que reprimiam Ames e o nomearam como professor de Teologia. Durante seus onze anos de trabalho em Franeker, Ames se tornou conhecido como o “Doutor Erudito”, não por ser um mero intelectualista, mas por amar, viver e praticar todo o conhecimento que adquiriu. Ames - um verdadeiro erudito - tentou puritanizar toda a universidade com suas ideias e seu zelo religioso. Para Ames, apesar da faculdade cristã ser ortodoxa na doutrina, ela estava sem a prática necessária. Isso o induzia a cada vez mais fazer com que todos fossem praticantes da Palavra (Tiago 1.22-25).



Durante os nove anos que passou em Franeker, em suas aulas e em seus incontáveis escritos, Ames manteve uma postura fortemente antiepiscopal e antiarminiana. Sua maior contribuição foi no campo da Teologia e da Ética, que ele via como um sistema unificado que ajudava o cristão a viver uma vida de piedade genuína. Ames faleceu de pneumonia em 11 de novembro de 1663 com a idade de 57 anos. Antes de morrer, Ames havia considerado trabalhar na Nova Inglaterra e embora nunca tenha conseguido pisar os pés na cidade inglesa obteve grande influência com suas obras, em particular a obra chamada The Marrow of Theology.



Fonte: Jornal o Regional
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