O Deputado Federal Luiz Nishimori Presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Japão recepcionou o Ministro de Relações Estrangeiras do Japão, Motegi Toshimitsu, em audiência com o Presidente Jair Bolsonaro. A reunião aconteceu no Palácio do Planalto, onde assinaram importantes projetos de relações bilaterais, como a exportação de Nióbio, ajuda no combate ao desmatamento na Amazônia, e também contribuição com a agricultura de precisão, inclusive o Governo Japonês irá prestar apoio no valor de 4,5 milhões de dólares para a compra de equipamentos hospitalares para o enfrentamento ao Covid -19, e outros recursos para a comunidade nipo-brasiliera.
O Ministro Motegi afirmou que o Japão e o Brasil são parceiros estratégicos globais que compartilham de valores fundamentais e de laços tradicionais baseados na comunidade nikkei, e que cooperam não apenas bilateralmente, mas também no cenário internacional. A importância dessa cooperação é cada vez maior, e o Ministro afirmou que gostaria de aproveitar esta visita oficial como uma oportunidade para estreitar ainda mais o relacionamento. Por sua vez, o Presidente Bolsonaro deu as boas-vindas ao Ministro MOTEGI e declarou que, aproveitando esta oportunidade, reforçará ainda mais a relação nipo-brasileira. O Presidente Bolsonaro manifestou sua admiração aos esforços do Japão para a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio e expressou forte apoio a sua realização.
Por sua vez, o Ministro Araújo disse que o Brasil, que pretende aderir à OCDE, está trabalhando para melhorar o ambiente de negócios, incluindo as reformas regulatórias, e que gostaria de promover a cooperação com o Japão em uma ampla gama de setores. O Ministro Araújo afirmou ainda que estes esforços brasileiros contribuirão para a manutenção e fortalecimento de uma ordem internacional livre e aberta, e que gostaria de promover as reformas cooperando com o Japão.
Como resultado da visita, os dois Ministros assinaram o “Memorando de Cooperação de Tomé-Açu entre o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão e o Ministério das Relações Exteriores da República Federativa do Brasil sobre o Uso Sustentável da Biodiversidade da Amazônia” e o “Memorando de Cooperação entre o Governo do Japão e o Governo da República Federativa do Brasil no campo de Tecnologias Relacionadas à Produção e ao Uso de Nióbio e Grafeno.” Com a assinatura de ambos os memorandos, espera-se que, entre o Japão e o Brasil, possam promover ainda mais as cooperações técnicas sobre a produção e o desenvolvimento de novos produtos de Nióbio e Grafeno, e assim como o uso sustentável do sistema agroflorestal e da biodiversidade na região amazônica
Por sua vez, o Presidente Bolsonaro deu as boas-vindas ao Ministro MOTEGI e declarou que, aproveitando esta oportunidade, reforçará ainda mais a relação nipo-brasileira. O Presidente Bolsonaro manifestou sua admiração aos esforços do Japão para a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio e expressou forte apoio a sua realização.