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Ponte Pênsil entre Paranacity e Colorado tem sinal verde para ser restaurada:

Chama-se ponte pênsil aquela cujo tabuleiro é sustentado por cabos ancorados. Coincidentemente hoje ela deve ser considerada um “Bem tombado”, visando assegurar a sua preservação. Esta ponte também assistiu à construção de uma nova estrada nas suas proximidades, mais moderna, visando desafogar a grande demanda de tráfego que ela mesma ajudou a promover.



De início a transposição do Rio Pirapó era feita por balsa, construída pelo agricultor, o Português Antonio Garenito, que além das dificuldades do transporte, não oferecia condições de segurança, para ele foi um bom investimento, a balsa rendia a cada dia que passava, abrindo os olhos de muita gente, encurtando distâncias para novos investidores que buscam a região para se estabelecer no cultivo do café. Esta estrada inglesa ficou famosa, ela iniciava por Nova Esperança, até chegar ao Rio Paranapanema, divisa com o Estado de São Paulo, sua manutenção era feita pelos municípios, mais tarde, isto por volta dos anos 60, sua manutenção passou a ser mantida pelo Governo do Estado, o qual autorizou o português Antonio Garenito, (proprietário da Balsa) a construir a ponte com seus recursos e que o “pedágio” ele poderia explorar pelos 20 anos adiante e daí a mesmo torna-se em propriedade do Estado.



Vencido o prazo o Governo do Paraná através do DER promoveu a reforma da ponte, retirando os “pranchões de madeira” e assim a Ponte Pênsil ganha concreto. Hoje a ponte encontra-se intransitável, devido à enchente que carregou o aterro de uma das cabeceiras (na margem de Paranacity).



O Prefeito de Paranacity Waldemar Naves Cocco Junior, mais conhecido e tratado na comunidade como o Prefeito Junior Cocco, após formar o sua equipe de trabalho e reconhecer as necessidades do município, alinhou junto com seu Vice Jorge Solon e Câmara municipal de Vereadores, representando o legislativo, buscaram contato com a conhecida Deputada Federal Aline Sleutjes e apresentaram à ela que esteve recentemente no município, um projeto para recuperação deste bem que faz falta na vida cotidiana de moradores e agricultores. O Prefeito Junior Cocco, buscou fortalecer-se com o prefeito de Colorado, Marcos Mello, reforçando o pedido, no qual a Deputada Federal Aline Sleutjes, mostrou-se solidária ao conceito de direcionar recursos para restabelecer este patrimônio do estado, voltando a ligar os municípios novamente pela saudosa Estrada Inglesa.



Segundo o Vereador Nenca de Paranacity, que é nascido na Vila Silva Jardim ele relata um pouco da história deste Distrito que foi muito representativo no cenário do estado e esta ponte, segundo ele, já resistiu a várias enchentes necessitando realizar as travessias de barco, ou em ponte improvisada para pedestres há visto o movimento da saudosa Estrada Inglesa que se inicia em Cruzeiro do Sul, passando por Colorado e até chegar em Santo Inácio no Rio Paranapanema, divisa com o Estado de São Paulo. A estrada Inglesa ainda existe, ela anda de lado com a PR-463 (Rodovia Branco Mendes) e serve aos agricultores de pequeno porte que estão sofrendo muito com o fato da ponte estar interditada. O Vice-Prefeito de Inajá Marcos Antonio Valério, também destaca que os motoristas que tinham destino ao Mato Grosso e ou Estado de São Paulo, também usavam a estrada Inglesa, chegando em Paranacity onde encontravam o encrusamento entre a estrada Inglesa com a antiga Estrada de terra, hoje PR 464, sentido Inajá, Paranapoema e Jardim Olinda e pela ponte sobre o Rio Pirapó ( hoje destruída), se destinavam aos Estados de Mato Grosso e São Paulo próximo ao município paulista de Teodoro Sampaio.

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