44 3252-1177

contato@oregionaljornal.com.br

Cruzeiro do Sul, teve a grata satisfação de receber pela primeira vez a visita da 1ª Dama do Estado para divulgação do “Paraná Rosa” :

O lançamento da 3ª Edição do Paraná Rosa, pelo Governo do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, com a finalidade de fazer com que as informações alusivas ao tema cheguem a todas as mulheres, em todos os cantos do Paraná, aconteceu no Município de Cruzeiro do Sul que teve a honra e a grata satisfação em receber, pela primeira vez em sua história política, a Primeira Dama do Estado, Luciana Saito Massa que esteve no município, no dia 21 de outubro, às 15 horas, no Centro de Convivência do Idoso Prefeito Sérgio Bernardes da Cunha. A Primeira Dama chegou acompanhada de sua Equipe de trabalho e a do Conselho de Ação Solidária, da qual é Presidente.



A campanha que, neste ano, elegeu no seu bojo o lema: Cuide-se; ame-se; previna-se; edificou-se no pilar maior de se fazer chegar e convencer as mulheres paranaenses da necessidade de se cuidar, através do autoexame bem como aqueles realizados por um profissional de saúde, bandeira que o estado adotou como plataforma de saúde no mês de outubro dedicado, universalmente, à conscientização e prevenção do câncer de mama e o de colo de útero. 




Em Cruzeiro do Sul, da situação de cada um, no tocante aos casos, bem como às medidas que são tomadas para conscientização, prevenção e didática dos encaminhamentos referentes ao câncer de mama e de colo do útero.




Estiveram presentes ao evento o Chefe da 14ª Regional de Saúde de Paranavaí, Nivaldo Mazzin; Chefe da Divisão de Atenção e Gestão à Saúde da 14ª Regional de Saúde, Claudice Gregório; Psicóloga da 14ª Regional de Saúde, Jéssica Jorge; Técnica da SCVGE da 14ª Regional de Saúde, Valéria Dadalto Pimenta de Souza; Chefe do Escritório Regional da SEJUF, Marly Bávia; Técnica da SEJUF, Elizabey Midori; Chefe do Núcleo Estadual de Educação de Paranavaí, Emerson Branco; Assistente de Chefia do Núcleo Regional de Educação de Paranavaí, Oriana Carvalho; Coordenadora da Promoção de Saúde da Secretaria Estadual de Saúde, Elaine Vieira; Primeira Dama de Santo Antonio do Caiuá, s Lidiani de Souza; Primeira Dama de Paranacity, Camila Barreto Cocco; Primeira Dama de Paranapoema, Elvi de Jesus Frazatto; Secretária de Assistência Social de São João do Caiuá, Juliane Flor Vituri; Prefeito de Paranapoema, Sidnei Frazzato; Prefeita de Jardim Olinda, Lucimar de Souza Morais; Prefeito de Cruzeiro do Sul, Marcos César Sugigan; Vice-Prefeito de Cruzeiro do Sul, Waldemir Natal Marion; Primeira Dama de Cruzeiro do Sul, Maria Cristina Benatti Sugigan; os vereadores de Cruzeiro do Sul, Valdecir Raimundo; Silvana Aparecida Dutra Viana; Sônia Aparecida Senra e Milton Aparecido Soró Andrade da Fonseca; Diretores de Departamentos do Município de Cruzeiro do Sul, dentre outros.
Proporcionar a prevenção do câncer de mama e colo de útero e o alerta da importância do auto cuidado; o acesso aos serviços de diagnóstico e tratamentos precoce das doenças, numa preocupação com a saúde geral da mulher, é o cumprimento da proposta da madrinha do Paraná Rosa, Luciana Saito Massa, através de ações presenciais nos municípios, para compartilhar a ideia de uma roda de conversa sobre o tema que objetiva propagar a máxima do Programa: Troque o medo pela coragem. A prevenção pode salvar vidas.



Na ocasião, a Primeira Dama, Luciana Saito Massa, cumprimentou a todos os presentes e agradeceu a presença de todos os representantes dos demais municípios e, de forma especial, ao Prefeito Marcos César Sugigan e Primeira Dama do Município, Maria Cristina Benatti Sugigan, pela calorosa acolhida e oferecimento de um espaço tão bem organizado para o encontro, mostrando o interesse para o momento de transmissão de informações para quem mais precisava. Por se tratar de Politica de Saúde Pública da Mulher foi enfática ao afirmar que a mulher, ao lado do seu marido, tinha um papel fundamental e que poderiam juntos fazer, conquistar muitas coisas.



No caso deste município, quem se beneficiava eram os seus munícipes, em especial a mulher esposa, mãe, dona de casa, trabalhadora, pilar maior da família. A campanha era algo simples, mas com um grande propósito, o de salvar vidas. Lembrou que em 2019 fora o primeiro ano do Paraná Rosa, e sabia que teriam que fazer algo mais humanizado, levando a prevenção a todos os municípios paranaenses, mesmo porque a prevenção era o melhor caminho. Naquele ano foram atendidos 44 municípios e, em 2020 devido à pandemia houvera muita dificuldade para o trabalho, fazendo com que o índice dos exames ficasse abaixo da meta, em virtude do medo e insegurança, face ao desconhecimento dos malefícios que seriam causados por um vírus que levava muitos a óbito.



Tinha consciência de que hoje há uma significativa segurança graças às campanhas de vacinação que o País e, especialmente, o Estado do Paraná adotara. Por tudo isso, senti a necessidade de retomar a campanha Paraná Rosa para que a mulher paranaense voltasse a ter os cuidados básicos de saúde, como um todo. O maior propósito de estar, no município, era a grande importância de conscientizar para o cuidado, o toque o amor a si mesma, a mulher, até porque sabia que,


se detectado no início, havia 97% de chance de cura para qualquer tipo de câncer.




Para tanto, a união de líderes municipais, comunitários e religiosos era fundamental para o sucesso do programa e, assim, poderiam salvar muitas vidas. Numa conduta de parceria, conhecia o trabalho do município e dos demais presentes, daí a certeza de que neste ano, poderiam, todos, comemorar, em família o natal e isto era motivo de felicidade por em estar no município de Cruzeiro do Sul que, dentre a adoção de outras políticas públicas, estava sendo muito bem administrado.



Disse que estavam desenvolvendo várias ações voltadas à arrecadação de brinquedos, roupas e calçados que estavam sendo destinados a 165 municípios paranaenses, muitos dos quais já contemplados e o que não foram agraciados no Dia das Crianças, seriam no Natal, porque entendia que as crianças precisavam deste olhar, dessa assistência, fundamentada no amor ao próximo, na humanização das ações públicas. Em relação ao Projeto Paraná Piá, a Assistente Social de Jardim Olinda, Rosimeire de Almeida Santos, imbuída de forte emoção, pediu para pronunciar-se e agradecer, pessoalmente, à Primeira Dama do Estado, pela doação de brinquedos, roupas e calçados que seu município recebera, em especial, 200 pares de tênis, todos novos e de marca que estavam sendo oferecidos às crianças do Município, levando conforto e satisfação aos beneficiários, numa prova de Amor e Solidariedade que o Projeto propiciava a tantas crianças e adolescentes e o seu município tivera o privilégio dessa benesse.



Após a fala de abertura do encontro, proferida pela Primeira Dama do Estado, todos os Secretários de Saúde dos Municípios partícipes, que se fizeram presentes ao evento, foram convidados a um breve relato sobre a realidade do câncer de mama e de colo de útero, no âmbito de seus Municípios. Os relatos tiveram por finalidade possibilitar a elaboração e um mapa com registro de dados pertinentes para conhecimento de cada realidade municipal.



O Prefeito, Marcos César Sugigan, na oportunidade, também cumprimentou e agradeceu a todos os presentes, de maneira especial, a primeira dama do Estado, Luciana Saito Massa, cuja visita ao município era de suma importância, não pelo fato de ser a primeira dama, mas sim por ser a primeira dama do Estado do Paraná a pisar o solo de Cruzeiro do Sul. Apesar de estar no seu primeiro mandato e primeiro ano à frente da administração municipal, tinha alguma experiência em saúde, já que fora Secretário de Saúde por muitos anos.




A presença da Primeira Dama e Presidente do Conselho de Ação Solidária, certamente contribuiria para que todos os presentes se tornassem multiplicadores, em seus municípios, em suas áreas
de atuação.




Dirigiu-se à Primeira Dama e disse que o Estado do Paraná estava de parabéns porque não estava faltando kits de exames e bastava que se substituísse o medo pela coragem, a prevenção, o diagnóstico precoce e os encaminhamentos corretos chegaríamos a quase 100% de chance cura deste mal. Parabenizou, também, a logística adotada pelo Estado na vacinação contra a Covid-19 que possibilitou a retomada de cirurgias eletivas, um anseio que agora se transformava em certeza pela normalização desses procedimentos.



Por tudo isso só restava agradecer a Deus pela oportunidade que vivia e, pelo soprar promissor de novos ventos para todos. Na mesma linha de pensamento do Prefeito anfitrião, discorreram o Prefeito de Paranapoema, Sidnei Frazatto e a Prefeita de Jardim Olinda, Lucimar de Souza Morais que, também, enalteceram a iniciativa da Primeira Dama de divulgar, no âmbito dos Municípios participantes, da tão grandiosa Campanha Paraná Rosa.



A Primeira Dama do Município, Maria Cristina Benatti Sugigan, que também é Presidente do Programa de Ação Solidária manifestou sua enorme alegria e honra por estar recebendo a Campanha Paraná Rosa, no Município, especialmente, através da Primeira Dama do Estado do Paraná e toda sua equipe de trabalho. Disse que ficara surpresa, quando na quinta feira passada, recebera mensagem de que estaria recebendo o Paraná Rosa. Imaginou que estivesse havendo alguém equívoco porque havia dito que o município é pequeno, mas como todos podiam observar, era grande no calor humano de sua gente para com as grandes causas, por excelência, a que estava sendo anfitriã: a conscientização e prevenção do câncer de mama e câncer de colo de útero.



Compreendia a importância de todos serem multiplicadores do Programa, especialmente pela postura da Primeira Dama do Estado que gostava de estreitar laços de amizade e trabalho em todos os rincões paranaenses, uma ato de amor que deixa felizes a todos pelo acolhimento e atenção que dispensa indistintamente.




Projeto Magia do Natal desenvolvido em Cruzeiro do Sul, com a participação de Diretores, Funcionários, Pastores, Padre e muitos outros Voluntários. Fez questão de convidar a Primeira Dama do Estado para uma rápida visita ao galpão onde esta sendo montada toda a decoração natalina, com reutilização de materiais reciclados, principalmente garrafas pets.




Emocionou a todos a afirmar que a pandemia que se instalou em todos os municípios brasileiro, levara os amores, os amigos; que virou as vidas de ponta cabeça, causando tantos dissabores, no entanto é preciso retomar, com os cuidados necessários e tirar lições positiva de tudo; produzir mais humanidade; cuidar uns dos outros e ver o Paraná Rosa com a finalidade de cuidar, de amar, de compartilhar e, acima de tudo, solidarizar. Deixou o registro de sua gratidão pela oportunidade e que o Estado não se esquecesse dos municípios interioranos, especialmente os menores, para continuar juntos produzindo essa humanidade tão necessária, nos dias atuais.



No encerramento do Encontro, a Primeira Dama, Luciana Saito Massa, ratificou sua alegria em estar em Cruzeiro do Sul, agradeceu, mais uma vez a acolhida do prefeito anfitrião e sua esposa. Disse que era muito gratificante receber depoimentos como os que foram proferidos pela Assistente Social do Município de Jardim Olinda. Isso comprovava a frutificação de uma ideia que dera certo. Agradeceu aos Secretários de Saúde pelo Relato das realidades vividas em seus Municípios. Falou que tinham uma equipe muito pequena, mas que oferecia muitos resultados, principalmente por abraçar e trabalhar por uma causa tão importante e significativa na vida das pessoas.



Tinha convicção de que era muito importante assumir essa cruzada para realmente atender as necessidades da população do estado, eminentemente, da mulher paranaense. Agradeceu, carinhosamente, à imprensa; à Polícia Militar, responsavel pela segurança, na pessoa da coordenadora de segurança, 1º Tenente Karine Bittencourt da Silva; enfim, a todos os parceiros, porque sabia que, sozinhos, não seriam nada. Assim, levar um pouquinho de amor, de alegria, de mão amiga e solidária, era o seu grande objetivo, compartilhado por todos, na equipe e nos Municípios.(MAAF)

Mais Notícias:
  • 30/11/2021 - Lei Aldir Blanc une Cultura e Humor em Ourizona no...
  • 30/11/2021 - VIII Campeonato Brasileiro Kung Fu Liga Sanda Bras...
  • 30/11/2021 - Padre Claudinei 7 anos de Evangelização em Nova E...
  • 30/11/2021 - Prefeitura de Santo Inácio realiza 2ª Conferência...
  • 30/11/2021 - Itaguajé completou 67 anos nesta terça, dia 30
  • 30/11/2021 - CMEI Bom Pastor inaugura playground para alunos
  • 23/11/2021 - 5º Natal Espetacular de Itaguajé 2021
  • 23/11/2021 - Prefeitura investe mais de R$ 500 mil em recursos...
  • 23/11/2021 - Cruzeiro do Sul sedia encontro com lideranças polí...
  • 16/11/2021 - Uniflor comemora 60 anos de emancipação política
  • 16/11/2021 - Retomada Cavalgada das Missões em Santo Inácio
  • 26/10/2021 - COLORADO É SUSTENTÁVEL
  • 26/10/2021 - Prefeita de Floraí Edna Contin discursa em nome d...
  • 26/10/2021 - Expedição Filhas do Paraná passa por Itaguajé
  • 26/10/2021 - Sala do Empreendedor é inaugurada em Flórida
  • 26/10/2021 - Simpósio de atividade física e saúde em Mandaguaçu
  • 26/10/2021 - Cruzeiro do Sul, teve a grata satisfação de recebe...
  • 19/10/2021 - 1º Circuito Metropolitano Cicloturismo Maringá rec...
  • 19/10/2021 - Gratidão aos amigos do “Carlão”
  • 19/10/2021 - Itaguajé retoma gradativamente eventos comemorati...
  • 19/10/2021 - um digno representante do signo de “Libra”
  • 19/10/2021 - Jardim Olinda realiza tradicional recreação em com...
  • 05/10/2021 - Programa Casa Fácil Paraná, Vida Nova em Floraí
  • 05/10/2021 - Em Colorado vereadores abraçam campanha “Setembro...
  • 05/10/2021 - Mais de 190 países participarão da Expo Dubai
  • 05/10/2021 - CREAS em Sarandi terá casa nova Prédio será reform...
  • 21/09/2021 - PROERD é iniciado em Flórida
  • 21/09/2021 - O BEM ESTAR ANIMAL
  • 21/09/2021 - São Jorge do Ivaí promove Treino em Alfabetização...
  • 21/09/2021 - Cruzeiro do Sul entrega 4 novos veículos para o se...
  • Endereço Rua Lord Lovat, 500 - Centro Nova Esperança-PR | CEP: 87600-000 Fone: (44) 3252-1177
    Desenvolvimento Hnet Sistemas