44 3252-1177

contato@oregionaljornal.com.br

Uniflor comemora 60 anos de emancipação política:

As atividades de comemoração se realizaram de forma restrita, com poucos convidados, ainda por consequência da pandemia. Reunidos na sede própria do Legislativo Municipal, o Presidente da Casa, Romualdo Adriano Rodrigues, convida os presentes para a mesa principal: o Deputado Estadual Evandro Araújo; o representante da Deputada Federal Aline Sleutjes, David Hernandes; o representante do Deputado Federal Zeca Dirceu, empresário Aílton Buso; o Assessor do Deputado Evandro Araújo, José Roberto; a ilustre uniflorense, Dr. Regina Celia Ferrari Longuini, Desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Acre; o primeiro Vice-Prefeito de Uniflor, Sr. Pedro Ferrari; as esposas, filha e irmão de ex-prefeitos: Terezinha Ferrari Pagliaci, Catarina Perez Marmo Gonçalez, Mariley Neves Ribeiro Zanchetti; Selma Moraes e Julie Anderson Pettenazzi; o chefe de gabinete Norton de Oliveira Carvalho, representando todos os Servidores do Município; o Vice-Prefeito Luiz Ricardo Ornelas e a esposa, Fernanda Barbosa; o Prefeito José Bassi Neto e a esposa, Salete Correa; o pastor Aguinaldo Rodrigues da Silva; o Pastor Rosinaldo Silva Barbosa e os Vereadores: Elaine Nunes Franzoni, Fernando Figueiredo, José Carlos da Silva, Marcos dos Santos Bonfim, Maycon Carlos de Oliveira, Odair Oprini e Sidney Mendonça Correa. O Vereador Alexandre Risso não pode estar presente, pois se encontrava de plantão a serviço da Sanepar.
O Presidente da Câmara, Romualdo Adriano Rodrigues, abriu a sessão, dizendo do orgulho em ter a presença de todos os pares participando da Sessão Solene. Inicialmente o Pastor Aguinaldo fez a leitura de um texto bíblico, lendo três versículos da Bíblia Sagrada como ato de bênçãos pelo aniversário de Uniflor. Em seguida o Pastor Rosinaldo convidou a todos para rezarem o Pai-Nosso, confirmando as bênçãos a Uniflor através desta oração.
Após a execução do Hino Nacional Brasileiro, o Presidente abriu a palavra aos Vereadores, que rapidamente agradeceram e parabenizaram o Município pela Emancipação Política.
“Primeiramente agradeço a Deus por me dar a honra de presidir esta Sessão Solene e a todos os presentes. Sei que este Município tem muito a oferecer e proponho aqui lutar dia e noite para que Uniflor siga da melhor forma, com o empenho dos nossos Vereadores e Servidores Públicos. Agradeço Uniflor por ter me acolhido ainda aos 15 anos e cada dia mais quero representar melhor o nosso município”.
Logo após, o Deputado Estadual Evandro Araújo, fala da “grande honra de estar aqui nesta manhã, lembrando os pioneiros desta terra que marcaram aqui a sua história. A gente comemora o aniversário de uma cidade, e isso é um momento de muita alegria, de muita honra, pois 60 anos é uma data bonita para se comemorar. Lembrei-me dos pioneiros e das pioneiras e também de um grande escritor brasileiro, Rubem Alves. A gente precisa que os Prefeitos sejam jardineiros, ao invés de lenhadores; deixem de olhar o seu quintal, para olhar o jardim de todos. Uniflor é uma cidade de beleza e tem muito a ver com construir jardins e política com vocação, mas não para tirar alguma coisa pra si. Desde que conheci o Zé Bassi e o Luiz Ricardo, percebi muitas qualidades nestes dois líderes, qualidade de fazer o bem, de servir. É uma dobradinha que defende os interesses do Município, cuidando do jardim que é de todos. Quero agradecer a todos que fizeram Uniflor ser o que ela é e eu tenho a honra de representar Uniflor na Assembleia Legislativa. Podem contar com meu empenho”.
Em seguida a filha de Uniflor, Regina Célia Ferrari Longuini, Desembargadora no Estado do Acre usou da palavra, visivelmente lisonjeada e emocionada:
“Agradeço a oportunidade de estar aqui vendo as mulheres fazendo parte das decisões políticas. Cumprimento meu pai, Pedro Ferrari, pioneiro desta terra e cumprimento a professora Terezinha Ferrari Pagliaci, esposa do ex-prefeito Carlão e a todos os outros Prefeitos que fizeram história aqui. Após uma longa fala, citou um poema indígena do século XVII, que lembra que quem faz as mudanças somos nós mesmos. Aqui existem pessoas de grande amor e que deram suas vidas por esta cidade. Eu digo que o meu civismo vem da minha terra. Aqui aprendi solidariedade com professores que fizeram o melhor por mim. A sociedade hoje, ainda machista, não valoriza as mulheres como deveria. Que mais mulheres possam participar da política! Elas que sempre foram tratadas como um complemento do homem, hoje tem e devem cada vez mais ter voz na política”.
Aílton Buso, representando o Deputado Federal Zeca Dirceu:
“Nossas crianças são bem cuidadas e são elas que continuarão a construir tudo isso: nossos quintais. Quando a gente é escolhido pelo povo, a gente é Prefeito para todos e para todas, embora sempre havendo divergências na política. Mas é o amor que temos pela população que deve prevalecer. Quero agradecer a todos pelo convite e quero lembrar que o maior tesouro que temos é a agricultura familiar e vale a pena investir nisso. Deixo também um grande abraço do Deputado Federal Zeca Dirceu, que está em Brasília à disposição dos senhores”.
David Hernandes, representante da Deputada Federal Aline Sleutjes:
“É com muita satisfação que estamos aqui nesta data histórica para Uniflor. A Deputada Federal Aline não pode estar presente, mas pediu-me para dar um abraço em todos e estar presente aqui hoje. A base da Deputada é muito longe da região noroeste, mas ela quer atender Uniflor e cidades vizinhas. Só neste ano já encaminhou mais de 400 mil reais e ela faz questão de privilegiar as cidades pequenas, que é onde os recursos fazem a diferença. Na eleição passada ela não teve apoio de nenhum Prefeito e, mesmo tendo derrotas antes, foi eleita porque Deus quis lhe dar esta oportunidade. Há dois anos e 11 meses é a Deputada que mais recursos mandou para o Paraná: mais de 30 milhões de reais. Zé Bassi e Luiz Ricardo minha palavra é de gratidão e muito obrigado por a Deputada Aline ser representante de Uniflor. O gabinete dela é de todos: Prefeito, Vice, Vereadores e de Todos, mesmo não tendo tido nenhum voto aqui na eleição passada. É pra frente que se anda, é pra cima que se olha”.
Pedro Ferrari, primeiro Vice-Prefeito de Uniflor:
“Agradeço a todos que se lembraram de mim e digo aos Vereadores, para que tenham conhecimento, que eu fui escolhido como primeiro Vice- Prefeito, pelos demais vereadores da época. Era assim naquele tempo.”
Em seguida uma homenagem aos pioneiros sob o olhar da Professora Irene, representando as Vereadoras e as Mulheres que fizeram parte da história do Município.
(Cumprimenta as Mulheres da mesa e as autoridades presentes).
“Quero falar desta pequena homenagem, sob um novo olhar, lendo um pequeno trecho da história de Uniflor, que fala sobre a marcha do tempo e sobre o café, que passou a ser a maior riqueza do lugar e cita o nome de diversos pioneiros.
Essa é a história oficial. O que falta aqui nesta história oficial? Falta homenagear as mulheres. Devemos colocar as mulheres também como protagonistas. Nossa pioneira na política foi a Sra. Maria Aparecida da Silva Ayres, pessoa de grande humildade e grande sabedoria. Foi a primeira Professora e primeira Vereadora do Município. Depois Mariley Zanchetti, Cleunice Alencar, Ivonete Merenda, eu, Irene, Vânia e Elaine. Apenas sete mulheres foram Vereadoras nestes 60 anos. Lembra de outras mulheres pioneiras, que prestaram um inestimável serviço ao Município: as benzedeiras Dona Saturnina, Dona Cida Heringer e Dona Maria do “Capitão”. Também falou da grande Marilia Mendonça, que dizia o seguinte: “Meu feminismo é de atitude”. Essa moça tão jovem e talentosa conseguiu colocar a mulher no mais alto patamar da música, onde o universo é predominantemente masculino. Mulheres também devem ser sujeitos históricos. Parabenizo a todas as mulheres e todos os homens que fizeram a nossa história”.
Vice- Prefeito Luiz Ricardo Ornelas:
“Inicio dizendo do orgulho que eu sinto dos nossos Vereadores, que lutam pela cidade, correndo atrás junto com o Prefeito e vejo o quanto eles são empenhados em fazer o Município melhorar, acompanhando a administração, fazendo a diferença em cada requerimento, em cada pedido, em cada oficio. Tenho também orgulho de fazer parte da equipe, junto com o Prefeito, na administração de Uniflor, que hoje tem uma obra 100% com recursos do Município. Também agradeço a parceria com os Deputados Estaduais e Federais, construindo uma Uniflor melhor para todos. Nasci aqui, me orgulho muito de fazer parte dessa terra tão hospitaleira, de um povo batalhador”.
Prefeito José Bassi Neto:
O Prefeito José Bassi vem de uma longa tradição empresarial. Antes de ser Prefeito, atuou no setor de floricultura. Zé Bassi, como gosta de ser chamado, aposta na experiência empresarial para administrar uma cidade, que tem uma multiplicidade econômica enorme: “temos um pólo industrial muito forte, além de um setor de tecnologia agrícola bastante desenvolvida”. A semente lançada no solo uniflorense deve frutificar nos próximos anos, assegura Bassi. “Colocamos as contas em dia. Agora, podemos investir” e continuou:
“É um prazer estar aqui hoje, comemorando os 60 anos de Uniflor. Agradeço a presença de todos. Temos uma história grande a contar também. Nasci aqui e esta batalha não veio por vir. Minha família chegou aqui em 1949 e tenho muito amor por esta cidade. Comemoramos esta data e sabemos que temos ainda uma longa estrada a caminhar. Estamos aqui dando graças a Deus a quem iniciou tudo isso, gratos à população que confiou na gente e temos que fazer um grande trabalho. Temos que trabalhar em conjunto para atingir os objetivos que nosso Município precisa e para conseguirmos, temos que ter alguém a nível estadual e federal, para conquistar recursos para o nosso Município. Quero agradecer aos Vereadores aqui presentes e ao meu Vice-Prefeito, Luiz Ricardo. Parabéns Uniflor e obrigado a todos”.
Com o Hino de Uniflor e Parabéns a você, apresentados pela Professora Irene e João Ferreira, popular Beda, encerra-se a Sessão Solene comemorativa aos 60 anos de Emancipação Política de Uniflor.

Mais Notícias:
  • 30/11/2021 - Lei Aldir Blanc une Cultura e Humor em Ourizona no...
  • 30/11/2021 - VIII Campeonato Brasileiro Kung Fu Liga Sanda Bras...
  • 30/11/2021 - Padre Claudinei 7 anos de Evangelização em Nova E...
  • 30/11/2021 - Prefeitura de Santo Inácio realiza 2ª Conferência...
  • 30/11/2021 - Itaguajé completou 67 anos nesta terça, dia 30
  • 30/11/2021 - CMEI Bom Pastor inaugura playground para alunos
  • 23/11/2021 - 5º Natal Espetacular de Itaguajé 2021
  • 23/11/2021 - Prefeitura investe mais de R$ 500 mil em recursos...
  • 23/11/2021 - Cruzeiro do Sul sedia encontro com lideranças polí...
  • 16/11/2021 - Uniflor comemora 60 anos de emancipação política
  • 16/11/2021 - Retomada Cavalgada das Missões em Santo Inácio
  • 26/10/2021 - COLORADO É SUSTENTÁVEL
  • 26/10/2021 - Prefeita de Floraí Edna Contin discursa em nome d...
  • 26/10/2021 - Expedição Filhas do Paraná passa por Itaguajé
  • 26/10/2021 - Sala do Empreendedor é inaugurada em Flórida
  • 26/10/2021 - Simpósio de atividade física e saúde em Mandaguaçu
  • 26/10/2021 - Cruzeiro do Sul, teve a grata satisfação de recebe...
  • 19/10/2021 - 1º Circuito Metropolitano Cicloturismo Maringá rec...
  • 19/10/2021 - Gratidão aos amigos do “Carlão”
  • 19/10/2021 - Itaguajé retoma gradativamente eventos comemorati...
  • 19/10/2021 - um digno representante do signo de “Libra”
  • 19/10/2021 - Jardim Olinda realiza tradicional recreação em com...
  • 05/10/2021 - Programa Casa Fácil Paraná, Vida Nova em Floraí
  • 05/10/2021 - Em Colorado vereadores abraçam campanha “Setembro...
  • 05/10/2021 - Mais de 190 países participarão da Expo Dubai
  • 05/10/2021 - CREAS em Sarandi terá casa nova Prédio será reform...
  • 21/09/2021 - PROERD é iniciado em Flórida
  • 21/09/2021 - O BEM ESTAR ANIMAL
  • 21/09/2021 - São Jorge do Ivaí promove Treino em Alfabetização...
  • 21/09/2021 - Cruzeiro do Sul entrega 4 novos veículos para o se...
  • Endereço Rua Lord Lovat, 500 - Centro Nova Esperança-PR | CEP: 87600-000 Fone: (44) 3252-1177
    Desenvolvimento Hnet Sistemas