Medida tem caráter preventivo, utilizando-a de forma consciente não vai faltar
Com o calor intenso que pode atingir até 5º acima da média em Colorado, a Secretaria Municipal de Saneamento faz um apelo à colaboração de toda a população da cidade e do Distrito do Alto Alegre.
O Brasil enfrenta ondas de calor devido a um bloqueio atmosférico que ocorreu no final do inverno e início da primavera. A previsão é de que as altas temperaturas persistam, pelo menos, até o final deste mês. Por esse motivo a Secretaria Municipal de Saneamento de Colorado, de forma preventiva pede a colaboração de todos os munícipes para economizar água e principalmente não desperdiçar, para que não venha faltar.
Conforme destaca o setor de saneamento de colorado, embora o sistema esteja operando normalmente no momento, a economia de água é importante para, caso ocorra algum problema num dos 16 poços artesianos de captação deste precioso líquido, pode a vir faltar água na sua residência, indústria, postos de saúde, hospital, igrejas ou comércio. “Estamos produzindo diariamente 4.500 m3 (quatro milhões de litros de água potável por dia), através das 16 bombas de recalque espalhadas no município e no Distrito de Alto Alegre, com o aumento da demanda devido ao calor extremo, o abastecimento dos reservatórios pode ser comprometido para atender a comunidade.
Assim é necessário que o consumidor que ainda não tem reservatório próprio no seu estabelecimento, instale, porque quando há reparos na rede de distribuição, vai faltar água na sua casa, por um período, mas o que não deixa de ser um transtorno. Outra recomendação da direção do setor é que se evite varrer calçadas com água, cuidar da água das piscinas evitando desperdício, lavar veículos, etc.
Utilizar este líquido precioso somente para casos de necessidades, assim não haverá falta da água potável nas torneiras no município.
A secretaria de saneamento de colorado diz ainda que são necessários 110 litros por pessoa no uso diário, se tiver 4 pessoas na casa, um reservatório de 500 litros supre a necessidade durante o dia e esta meta o município de Colorado vem praticando.
O Departamento vê também a necessidade do engajamento nesta campanha de todas as lideranças, sejam elas públicas ou não. É uma causa de todos.