HomeMaringáCampus do IFPR em Maringá será implantado em área nobre da cidade

Campus do IFPR em Maringá será implantado em área nobre da cidade

Published on

A sede do campus do IFPR (Instituto Federal do Paraná) de Maringá será construída em área nobre da cidade, em um terreno que foi doado pela União ao município, situado na Avenida Dr. Gastão Vidigal, em frente ao antigo aeroporto. Na última sexta-feira (11), o deputado Zeca Dirceu (PT) e o prefeito Silvio Barros (PP) visitaram o local. “Esse novo campus em Maringá vai atender e beneficiar diretamente as regiões Norte e Noroeste do estado. O prefeito Silvio Barros já tomou as providências necessárias para a doação desse enorme terreno ao Instituto Federal do Paraná”, disse Zeca Dirceu sobre os próximos passos nessa efetivação.


Maringá é uma das cinco regiões do Paraná contempladas na primeira fase do plano de expansão dos institutos federais do governo do presidente Lula. Ao todo, serão construídos 100 novos campi em todo o país até 2026.
“O IFPR Maringá será a primeira instituição de ensino público federal da região”, apontou Zeca Dirceu, titular da Comissão da Educação da Câmara dos Deputados há 15 anos e defensor do estímulo ao desenvolvimento que a instituição imprimirá no Norte e Noroeste do Paraná.


Até o segundo semestre, o Ministério da Educação e o IFPR esperam iniciar as obras dos cinco campi selecionados ao Paraná nesta primeira fase do programa. Além de Maringá, as unidades serão construídas em Araucária, Cambé, Cianorte e Toledo.
“Maringá está sendo ágil, eficiente na disponibilização desse terreno e o IFPR vai elevar ainda mais a cidade e região como um grande polo de educação, que já conta com a UEM – Universidade Estadual de Maringá – e outras instituições de ensino superior”, observa Zeca Dirceu.


O deputado reitera ainda não ter dúvida que o instituto federal vai trazer benefícios à população de toda a região com o ensino técnico profissionalizante. “Quem se forma no IFPR depois chega ao ensino superior, mestrado e doutorado como já acontece em várias regiões do Paraná”, disse.


O prefeito Silvio Barros também destacou a importância do campus do IFPR para a cidade e região. “É uma oportunidade de profissionalização para muitos jovens que vão poder seguir uma carreira de sucesso. Eu quero agradecer ao deputado Zeca Dirceu por todo o empenho que teve na aprovação do Instituto Federal do Paraná em Maringá”, disse.


A intenção, primeira da prefeitura, era construir o novo paço municipal. “Entendemos que o instituto federal ficará melhor neste local. Nós vamos, agora, para um outro espaço dentro deste imóvel, mas o Instituto Federal ficou na principal avenida”, destacou.
“Esta é uma parceria do governo federal, do governo estadual e o deputado Zeca Dirceu com todo o seu empenho, para que o Instituto Federal do Paraná comece a obra ainda este ano”, completou o prefeito.

Ultimas Notícias

Semana de conscientização reforça a importância do combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

Organizada pela secretaria de Assistência Social e Conselho Tutelar em parceria com a secretaria...

Começam as obras do novo trevo rodoviário entre Porto Rico e São Pedro do Paraná

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura...

Expoingá 2025:Blokton-Motocar marca presença na feira e traz exposição de motos, brindes e sorteios

A 2ª maior rede de concessionárias Honda do Brasil estará presente em todos os...

Mais Notícias

Semana de conscientização reforça a importância do combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

Organizada pela secretaria de Assistência Social e Conselho Tutelar em parceria com a secretaria...

Começam as obras do novo trevo rodoviário entre Porto Rico e São Pedro do Paraná

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura...
Abrir bate-papo
💬 Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?