Evento reuniu autoridades, catadores de materiais recicláveis e parceiros para fortalecer a gestão de resíduos sólidos no município.
Na última terça-feira, 25 de fevereiro, Cruzeiro do Sul recebeu a apresentação do Plano operacional do Programa de Expansão das Unidades de Valorização de Resíduos Sólidos, o “Coleta Mais”. A iniciativa é promovida pela Itaipu Binacional, o Itaipu Parquetec, o Consórcio Intermunicipal de Saneamento do Paraná (Cispar), o ITAI, em parceria com a Prefeitura de Cruzeiro do Sul. O evento contou com a presença do Prefeito Municipal, Marcos César Sugigan, do Diretor de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Alan Martelócio, vereadores, representantes do Itaipu Parquetec e ITAI, cooperados da Coocresul, membros da sociedade civil e parceiros estratégicos, reforçando o compromisso com a gestão sustentável dos resíduos no município.
O Diretor de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, Alan Martelócio, conduziu a reunião e destacou a importância do programa para a cidade. “Quando se tem a força dos parceiros, das instituições e da sociedade, não tem como um projeto dessa importância dar errado. A união, a força e o dialogo propositivo irá contribuir para o crescimento da cooperativa de catadores de Cruzeiro do Sul. E eles merecem”, ressaltou.
Na sequência, o Prefeito Municipal Marcos César Sugigan, destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento sustentável de Cruzeiro do Sul e reforçou a relevância da parceria entre os órgãos envolvidos e o impacto positivo do programa para a comunidade.
A Vereadora e Presidente da Câmara de vereadores, Silvana Viana, destacou a importância do programa para o município e o papel do poder legislativo no apoio as iniciativas sustentáveis.
Em seguida, a Analista Ambiental- Técnica UVR do ITAI, Bianca Monteiro, apresentou seu papel junto aos catadores e catadora e ressaltou a importância da coleta seletiva e da educação ambiental para conscientização da população sobre o grande papel dos catadores e catadora de materiais recicláveis e da preservação do meio ambiente.
O Analista Ambiental Pleno do Itaipu Parquetec, Mario R Guadagnin, foi responsável por detalhar o plano operacional, explicando as diretrizes e os próximos passos com a implementação do programa em Cruzeiro do Sul.
Após os discursos, foi aberto momento para que os participantes esclarecessem duvidas e aprofundassem a compreensão sobre os objetivos e detalhes do programa.
Ao final das apresentações, os participantes realizaram uma visita técnica à Unidade de Valorização de Resíduos, onde puderam conhecer de perto o trabalho da cooperativa de recicláveis Coocresul. Durante a visita, foi possível entender melhor a dinâmica do processo de triagem, separação e reaproveitamento dos materiais.
O evento marcou um importante avanço para a gestão ambiental de Cruzeiro do Sul, evidenciando a importância da cooperação entre o poder público, os catadores e as instituições parceiras. O programa “Coleta Mais” visa fortalecer as cooperativas, gerar mais oportunidades de renda para os catadores e contribuir para a melhoria das políticas de resíduos sólidos no município.
Com a união de esforços entre a Prefeitura de Cruzeiro do Sul e parceiros, a expectativa é que a cidade avance ainda mais na valorização dos resíduos e na construção de um modelo sustentável de gestão ambiental.
