Tema: A Emergência Climática e o Desafio da Transformação Ecológica
Com eventos extremos como ondas de calor, longos períodos de seca e chuvas intensas se tornando mais comuns, a necessidade de discutir e implementar soluções sustentáveis é urgente.
A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio do Departamento de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, sediará a 1ª Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente no dia 4 de dezembro de 2024, no Centro de Convivência da 3ª Idade, localizado na Av. Dr. Gastão Vidigal, 490.
O evento reunirá municípios do Noroeste do Paraná para atender à etapa municipal que precede as etapas estaduais e nacionais . Segundo o diretor do Departamento de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, Alan Carlos Martelócio, “o evento busca promover uma reflexão conjunta e a construção de propostas para políticas públicas, ouvindo a população sobre alternativas disponíveis para ações sustentáveis, preservação ambiental e desenvolvimento sustentável de nosso município.”
O evento, que contará com a participação de representantes de Cruzeiro do Sul, Uniflor, Jardim Olinda, Paranapoema e Inajá, tem como principal objetivo atender à etapa municipal da 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente, promovendo debates e a formulação de propostas concretas para enfrentar os desafios impostos pela crise climática global.
Organizado com o apoio do Consórcio Intermunicipal Caiuá Ambiental (Cica), o encontro será uma oportunidade para debater 5 eixos centrais como:
– Mitigação de emissões de gases de efeito estufa;
– Adaptação a desastres climáticos e prevenção de riscos;
– Justiça climática e combate às desigualdades;
– Transformação ecológica e descarbonização da economia;
– Educação ambiental e governança.
A conferência é um passo fundamental para engajar a sociedade e construir soluções que alinhem preservação ambiental e desenvolvimento sustentável, contribuindo para o enfrentamento das emergências climáticas que impactam a região e o mundo.