Na tarde dessa terça-feira 12, o prefeito Professor Índio assinou o termo de Adesão do SUSAF e com demais autoridades comemorou um importante conquista para o setor agrícola e agroindustrial: a certificação do Selo de Adesão ao SUSAF (Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária). Este selo é um reconhecimento formal que atesta que o município cumpre com todos os requisitos sanitários exigidos para a comercialização de produtos de origem animal e vegetal.
Segundo prefeito Professor índio, a adesão ao SUSAF representa um avanço significativo para o desenvolvimento da agricultura familiar em Mandaguaçu. “O selo permite que os produtos de pequenos produtores locais que estiverem registrados ao SIM/POA possam aderir ao SUSAF ser comercializados de forma mais ampla, não apenas no município, mas também em outros locais de nosso estado, com a garantia de que atendem aos rigorosos padrões de qualidade e segurança alimentar exigidos pelos órgãos competentes”, afirma o prefeito.
O Selo SUSAF é sinônimo de reconhecimento e confiança, pois ele facilita o acesso dos produtos locais a mercados mais diversificados, seja no âmbito regional ou estadual , além de ampliar a competitividade dos produtores. Isso inclui desde a comercialização de queijos, embutidos, mel, pães artesanais, até frutas e vegetais produzidos na região, com a garantia de que esses produtos possuem a certificação necessária para serem vendidos legalmente em outros locais.
“Essa conquista é um marco para Mandaguaçu após 5 anos de burocratização, que hoje reflete no esforço coletivo da atual administração, por meio da Secretaria de Agricultura através da médica veterinária Luciana Ferrari, SEAB – Secretaria de Agricultura e Abastecimento, ADAPAR e produtores para impulsionar a agricultura familiar e agroindústria, garantindo mais desenvolvimento e oportunidades para o município”, disse vice-prefeito Gilmar Cadamuro.
“Com este selo, Mandaguaçu dá um passo importante para consolidar-se como um polo de produção agropecuária de qualidade e de fortalecimento da economia local. A certificação abre portas para novos mercados e oportunidades, gerando mais empregos, renda e qualidade de vida para a população, uma grande conquista para o município”, esclarece Luciana Ferrari.
A assinatura do termo de adesão contou com a presença de diversas autoridades, como o prefeito Professor Índio, o vice-prefeito Gilmar Cadamuro, o secretário de Agricultura Amarildo Silva, a veterinária Luciana Ferrari, além de representantes da SEAB (Secretaria de Agricultura e Abastecimento), da ADAPAR (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná), como Jucival de Sá, chefe do núcleo regional da SEAB, e Ana Paula Moser, gerente regional da ADAPAR. Vanessa Carrara, representante da Secretaria de Indústria, Comércio, Trabalho e Turismo, Zenaide Batillani.
Assessoria de Comunicação