Os deputados estaduais aprovaram uma homenagem aos 38 anos de fundação da Federação Comunitária das Associações de Moradores de Curitiba e Região Metropolitana (Femoclam), completados nesta sexta-feira (1/3).
A proposição foi assinada pela Mesa Executiva formada pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSD); primeiro secretário, deputado Alexandre Curi (PSD) e segunda secretária, deputada Maria Victoria (PP).
“Atualmente a Femoclam é uma das maiores entidades sociais no Brasil, tornando-se a principal interlocutora entre comunidade e o Poder Público. Portanto, por sua relevante contribuição social, mais que merecido a homenagem aos 38 anos de trajetória da Femoclam”, destacou Traiano.
“O trabalho da Femoclam é fundamental para o desenvolvimento social das localidades onde atua. Se sempre digo que percorro os municípios do estado por saber que são as pessoas das cidades que sabem o que é realmente necessário, a Femoclam faz um trabalho ainda mais aprofundado, em cada bairro, em casa vila, em cada associação de moradores, para trazer ao poder público as verdadeiras demandas e ajudar a implementar projetos que causam uma transformação direta na vida da população”, ressaltou o deputado Alexandre Curi.
A deputada Maria Victoria afirma que a Femoclam reúne diversas entidades de todos os bairros de Curitiba e das cidades da Região Metropolitana de Curitiba.
“Liderada pelo combativo Nilson Pereira, a Femoclam tem um papel muito importante na sociedade paranaense. Formada por líderes comunitários que conhecem as necessidades de cada localidade. Eles nos trazem demandas e nos ajudam na construção de soluções, de políticas públicas realmente eficientes e na definição de obras e investimentos”, disse.
Femoclam
A Femoclam é uma das maiores entidades sociais no Brasil, faz a interação entre a comunidade e o poder público e promove a orientação e organização de associações de moradores, clubes de mães e grupos similares e representativos das diferentes comunidades.
Também contribui com a formação e o desenvolvimento da vida comunitária dos moradores, luta por políticas habitacionais consistentes, por políticas salariais mais justas e por qualidade de vida e justiça social.
HISTÓRICO – Inúmeras organizações da sociedade civil decidiram unir forças e fundaram no dia 1º de março de 1986 a “Liderança das Associações de Moradores de Curitiba e Região Metropolitana”, que teve Luiz Francisco da Silva como primeiro presidente.
O nome da entidade foi modificado no mesmo ano, com a Liderança passando a ser chamada de MOCLAM – Movimento Curitibano das Lideranças de Associações de Moradores de Curitiba e Região Metropolitana. Em 1989, depois de experimentar expressivo crescimento, a MOCLAM transformou-se na FEMOCLAM – Federação Comunitária das Associações de Moradores de Curitiba e Região Metropolitana. Créditos:Dálie Felberg/Alep