O deputado federal Luiz Nishimori, presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Japão da Câmara dos Deputados, presidiu Sessão Solene em Homenagem aos 116 Anos da Imigração Japonesa no Brasil.
A solenidade contou com a presença do Embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi; do ministro Paulo Elias Martins (diretor do Departamento de Japão, Península Coreana e Pacífico do Ministério das Relações Exteriores); do presidente do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social –, Renato Ishikawa; do presidente da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil, Yuki Kodera; do representante-chefe da Jica Brasil, Akihiro Miyazaki; e do cônsul geral interino do Paraná e Santa Catarina, Rei Oiwa.
Em seu discurso, Nishimori evidenciou toda a trajetória de resiliência e superação dos primeiros imigrantes, do trabalho desenvolvido ao longo destes 116 anos da Imigração e quase 130 anos do Tratado de Amizade Comércio e Navegação entre o Brasil e o Japão, “pessoas que traziam pouca bagagem, mas muita esperança e sonhos de uma vida melhor e com muita dedicação e resiliência, venceram todos os desafios e hoje temos a perfeita integração entre a comunidade nipo-brasileira e sociedade brasileira”.
A Sessão Solene também contou com as apresentações culturais dos músicos Shiniti Ueta, no acordeon, com forró; e João Marcelo de Faria Nascimento, tocando shamisen, um instrumento japonês.
Reflexão – Pelo terceiro ano presente à cerimônia, o embaixador Teiji Hayashi salientou que a data é uma “ocasião preciosa para refletir sobre o passado construído através dos caminhos da imigração japonesa e renovar nossos compromissos com as futuras relações entre o Japão e o Brasil”. Para ele, a confiança da sociedade brasileira conquistada pelos nipo-brasileiros ao longo dos anos é uma importante base para as relações bilaterais de ambos os países.
“Com base nesse alicerce, medidas importantes continuam sendo tomadas para fortalecer ainda mais o relacionamento entre o Japão e o Brasil, tanto em relação governamental de alto nível quanto de intercâmbio parlamentares”, frisou Hayashi, que citou a visita, em maio deste ano, do primeiro-ministro Fumio Kishida, a primeira visita de um premiê japonês nos últimos dez anos.
“Na área econômica, os líderes dos dois países lançaram a iniciativa de parceria verde e confirmaram que os setores público e privado dos dois países trabalharão juntos para fortalecer ainda mais as relações comerciais de investimento em vários campos. Também foi confirmado que no próximo ano, que marca o 130º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas será designado como o Ano do Intercâmbio de Amizade entre o Japão e o Brasil e que a cooperação será promovida em vários campos, incluindo intercâmbio entre jovens nipo-brasileiros”, disse o embaixador, que expressou condolências às vítimas das fortes chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul e manifestou solidariedade ao povo gaúcho.