Evento reforça o compromisso do município com políticas públicas inclusivas para o envelhecimento com dignidade
Na última segunda-feira (19), o município de Nova Esperança promoveu a 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, que reuniu autoridades, representantes da sociedade civil e da população idosa para debater o tema: “Envelhecimento multicultural e democracia: urgência por equidade, direitos e participação”.
A conferência teve como objetivo discutir e formular propostas para políticas públicas voltadas à população idosa, que serão encaminhadas às esferas estadual e federal. A programação contou com apresentações culturais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, uma palestra com o especialista Antônio Sérgio Curioni e debates em grupos temáticos.
A solenidade de abertura contou com a presença do prefeito João Eduardo Pasquini, do vice-prefeito Carlos Roberto da Silva, da secretária de Assistência Social Glória Maria Uchôa Kawahisa, além de representantes do Legislativo, de instituições de longa permanência e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.
Durante o evento, foram eleitos delegados que representarão Nova Esperança na conferência estadual: Maria de Fátima Fantin (Sociedade Civil) e Márcia Peliser Molina (Governo).
A conferência reafirma o papel de Nova Esperança na valorização da pessoa idosa, promovendo a escuta ativa e o fortalecimento do controle social como caminho para um envelhecimento digno e participativo. Em um contexto de mudanças demográficas aceleradas, discutir o envelhecimento com foco na diversidade, equidade e participação é essencial para garantir direitos, combater desigualdades e promover o bem-estar em todas as fases da vida.