Comunidade escolar da Escola Cônego Francisco Xavier Lopes participará da votação nos dias 17 e 18 de novembro
A cidade de Nova Esperança, foi uma das selecionadas pela Secretaria de Estado da Educação (SEED-PR) para participar do processo de consulta pública que poderá resultar na implantação de uma escola cívico-militar no município a partir de 2026. A instituição indicada para o processo é o Colégio Estadual Cônego Francisco P. Xavier Lopes, pertencente ao Núcleo Regional de Educação de Paranavaí.
A votação, marcada para os dias 17 e 18 de novembro, envolverá pais, alunos, professores e funcionários, que decidirão se a escola deverá adotar o modelo cívico-militar. Segundo a SEED-PR, a escolha das 50 escolas participantes foi feita com base em critérios técnicos que avaliam estrutura, desempenho e perfil da comunidade escolar. A regulamentação detalhada do processo, com as regras da consulta, será publicada em breve nos canais oficiais da Secretaria.
No total, as escolas selecionadas atendem cerca de 21,3 mil estudantes distribuídos em 34 municípios paranaenses, incluindo Maringá, Paiçandu, Lobato, São Tomé, Engenheiro Beltrão, Arapongas, Sabáudia, Apucarana e Japurá.
O modelo cívico-militar
Implantado no Paraná em 2021, o modelo cívico-militar combina a gestão pedagógica civil com o apoio de militares da reserva, que atuam em áreas administrativas e organizacionais. O objetivo, segundo o governo estadual, é reforçar a disciplina, a segurança e o desempenho escolar.
Atualmente, o estado conta com 312 escolas cívico-militares, atendendo aproximadamente 190 mil alunos. Caso todas as novas instituições aprovadas pela comunidade optem pela adesão, o número de unidades poderá chegar a 362, totalizando cerca de 211 mil estudantes.
Repercussão local
Em reunião recente na Prefeitura de Nova Esperança, o prefeito Eduardo Pasquini e o secretário municipal de Educação, Edno Guandalin, anunciaram oficialmente a escolha do Colégio Cônego para a consulta pública. Também participaram do encontro os vereadores Boregio, Issamu, Galani, Garcia, Eurides e Ivanildo.
Guandalin destacou que a seleção foi feita de forma técnica: “O Estado escolheu Nova Esperança entre os municípios do Paraná para que uma das escolas passasse pelo critério de escolha. A escola Cônego foi indicada porque atende aos requisitos do Programa da Escola Cívico-Milita, explicou. O secretário enfatizou ainda o caráter democrático do processo: “É uma consulta popular, não uma imposição. A comunidade escolar decidirá se quer ou não o novo modelo de gestão.”
O prefeito Eduardo Pasquini reforçou o convite à população para participar do debate: “Teremos uma reunião na próxima quinta-feira, na Casa da Cultura, com a coordenadora do Núcleo de Paranavaí. É importante que pais e funcionários participem e façam sua escolha de forma consciente. É a democracia em ação.”



