A caravana de Colorado, liderada pelo Prefeito Marcos Mello, esteve em Foz do Iguaçu, nos últimos dias 21 e 22 de fevereiro, na Itaipu Binacional em cerimônia juntamente com o Diretor Geral Brasileiro, Ênio Verri, quando foram coletadas as assinaturas de convênio dentre os 50 municípios paranaenses que foram contemplados com recursos na ordem de R$ 2 milhões de reais para cada município e Colorado está entre eles, cujos recursos serão investidos na Catalog, Cooperativa de Catadores e Logística Reversa com aquisição de caminhão novo, balança digital de 10t, empilhadeira, prensas, esteiras, EPIs e outros equipamentos necessários, além do Prefeito Marcos Mello, o acompanharam a Secretária de Assistência Social, Edinilse Ribeiro de Mello e a Secretária de Meio Ambiente Jéssica Bortolozzo juntamente com a Presidente da Catalog, Silvia Andreia.
A Itaipu Binacional vai investir R$ 118.612.837,22 na criação de mais 50 Unidades de Valorização de Recicláveis (UVRs) no Estado do Paraná. A assinatura de adesão com representantes dos 50 municípios aconteceu na tarde desta quinta-feira (22), em uma solenidade no Centro de Recepção dos Visitantes (CRV). Pela manhã, as autoridades fizeram uma visita à UVR de Santa Terezinha de Itaipu (PR), considerada modelo em reciclagem.
“O objetivo é que esses 50 municípios, copiando os modelos bem-sucedidos que a Itaipu desenvolve há muitos anos, possam irradiar a experiência de reciclar gerando renda, de tal maneira que o lixo passa a ser luxo”, afirmou o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri.
De acordo com o diretor-superintendente do PTI, Irineu Colombo, o “projeto nasceu da intenção de valorizar não só os recicláveis, mas, principalmente, os catadores”. Ele lembra que os municípios que participam do Programa de Gestão de Resíduos Sólidos têm uma taxa de reciclagem de 25%, enquanto a média do Paraná é de 10% e do Brasil de 4%.