O Paraná conquistou neste sábado (13) o título de campeão nacional da Taça das Favelas na categoria masculino. O time paranaense venceu na final a equipe do Espírito Santo por 2 a 1, com gols de Nico e Caio, confirmando o título invicto da maior competição entre favelas do mundo, organizado pela Central Única das Favelas (Cufa). O Rio de Janeiro levou o feminino. A competição foi no Estádio Canindé, em São Paulo.
A seleção paranaense para a edição nacional foi formada por atletas que se destacaram na Taça das Favelas estadual. A campanha nacional começou com três vitórias do Paraná na fase de grupos, contra Rio Grande do Sul, Paraíba e Bahia. Nas quartas, o Paraná voltou a vencer a equipe da Bahia e nas semifinais quem ficou pelo caminho foram os cariocas.
O ex-jogador de futebol e assessor da Secretaria de Estado do Esporte, Ney Santos, enalteceu a conquista. “É uma conquista memorável, ganhamos a maior competição entre favelas do mundo. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esportes, vem atuando para potencializar o esporte e valorizar os nossos talentos e essa conquista nos orgulha”, afirmou.
O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte, apoia a Taça das Favelas do Paraná com material e suporte aos treinamentos das equipes. Apenas no Paraná, a competição reuniu mais de 11 mil atletas, de 200 comunidades, na fase de peneira. Foram classificados 64 times, que começaram a fase de grupos em agosto.
Na categoria feminina, a Vila Leonice do Rio de Janeiro levou a melhor sobre a Vila Guaíra, de São Paulo vencendo por 3 a 1.
Deputado Federal Zeca Dirceu acompanhou a final que consagrou Vila Leonice
do Rio de Janeiro e Tanguá, de Almirante Tamandaré, Campeões da Taça das Favelas
“Temos que reconhecer o trabalho da Cufa, não só pela Taça das Favelas, mas por todo trabalho que tem feito. Temos que reconhecer o trabalho da equipe da Cufa, de cada família, cada jovem, a todos que se envolveram nesta competição, nos demais parceiros como a prefeitura de Curitiba e o Governo do Estado”, disse Zeca Dirceu. A competição foi realizada com recursos destinados pelo deputado, no valor de R$ 1,6 milhão.
Os projetos da Cufa, como a Taça das Favelas e Dança das Favelas, segundo Zeca Dirceu, ampliam as oportunidades dos jovens para uma vida saudável, prática de esporte e de interação social. “A minha presença é também para reafirmar o compromisso nas ações sociais da Cufa que precisam do apoio do governo federal e do trabalho que temos no Paraná”.
“Apoiar os projetos da Cufa é ter certeza que ações chegam nas comunidades e nas periferias e para cada jovem ou morador das favelas. Para mim, poder contribuir e colaborar já há vários anos é uma grande honra e eu vim aqui hoje manifestar isso. Viva Cufa! Viva a nossa juventude”, completou Zeca Dirceu que usou a camiseta “favela não é carência/favela é potência”. Foto: Paraná Esporte
Idealizador da Taça das Favelas
A CUFA – Central Única das Favelas é uma organização não governamental brasileira reconhecida nacionalmente e internacionalmente, com atuação nos âmbitos político, social, esportivo e cultural, fundado há mais de 20 anos por Celso Athayde e MV Bill. A CUFA promove atividades nas áreas de cultura, esportes, lazer, educação e cidadania, promovendo o bem-estar e a inclusão social. A CUFA acredita que o trabalho em conjunto entre moradores de favelas e jovens voluntários é a base para construir uma sociedade mais justa e sem pobreza. Em 2023, a Taça das Favelas percorre os estados do Brasil, com jogos masculinos e femininos, muita emoção e talento.