HomeUncategorizedPrefeitura de Inajá realiza Audiência Pública e identifica inconsistências

Prefeitura de Inajá realiza Audiência Pública e identifica inconsistências

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No último dia 27, na Câmara de Vereadores de Inajá, aconteceu as 9h a Audiência Pública realizada pela atual administração de João Eder Aguilar, popular Dédo, que apontou inconsistências nos valores disponíveis para investimento na comunidade.

Ao iniciar a conferência dos extratos bancários e compará-los aos relatórios apresentados pelo ex-prefeito, observou-se divergência nos recursos disponíveis: “Reunidos todos os extratos bancários na data de 31 de dezembro de 2024 e comparando-os com os valores constantes do sistema de contabilidade que foram transmitidos ao Tribunal de Contas do Estado, resultou uma divergência no montante a menor de R$ 13.682.126,08 (treze milhões, seiscentos e oitenta e dois mil, cento e vinte e seis reais e oito centavos), pois os valores efetivamente encontrados nas contas bancárias importaram em R$ 4.390.320,24 (quatro milhões, trezentos e noventa mil, trezentos e vinte reais e vinte e quatro centavos)”, enfatizou o prefeito.

Dédo destacou sua preocupação com uma divergência dessa magnitude, visto que um valor dessa dimensão é crucial para a execução de trabalhos voltados à comunidade: “Apesar do alívio ao constatar que tal divergência não ocorreu sob nossa gestão, ficamos completamente surpresos e vamos apurar o fato com a maior transparência e dedicação. Ao assumir este trabalho como prefeito, me comprometi a realizar projetos essenciais para a nossa comunidade. Um desfalque como este compromete toda uma gestão”, comenta o prefeito.

Em síntese, no início de janeiro de 2025, foi iniciado um processo de conferência dos saldos bancários do município de Inajá, com base nos extratos das contas mantidas no Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Bradesco.
Inicialmente, os valores pareciam compatíveis com os apresentados pela gestão anterior, em audiência pública no final de 2024, com pequenas divergências atribuídas a rendimentos bancários.

No entanto, apenas em 31 de março de 2025 foi possível acessar os dados contábeis oficiais do exercício de 2024, enviados ao Tribunal de Contas do Paraná, revelando uma grave inconsistência: dos R$ 18.072.446,32 declarados, apenas R$ 4.390.320,24 estavam efetivamente depositados, gerando uma diferença negativa de R$ 13.682.126,08.

Diante disso, foi determinado o registro dessa diferença em conta contábil específica como “créditos a receber por erro administrativo”, responsabilizando formalmente o ex-prefeito, com o objetivo de garantir a veracidade dos saldos contábeis a partir de janeiro de 2025.
Fonte: Prefeitura Municipal

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