Uma das categorias mais importantes de Maringá e toda a região, formada pelos servidores públicos municipais da Cidade Canção, está ainda mais fortalecida. No começo de dezembro, o mais combativo sindicato da região noroeste do Paraná, o SISMMAR (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Maringá) iniciou uma nova gestão conduzida pela presidenta Iraídes Baptistoni e pelo vice-presidente Cal Bezerra.
A gestão Somos Todos SISMMAR venceu a eleição de novembro recebendo 1.729 votos da categoria, em um pleito bastante movimentado onde os trabalhadores municipais participaram ativamente do processo. Com a promessa de atuar pela unificação dos servidores e ampliar as ações para conquistar melhorias nas condições de trabalho, o sindicato em poucos dias já deu mostras de que os próximos quatro anos serão de muito progresso.
A mistura entre a experiência de lideranças sindicais de Maringá, juntamente da renovação com dirigentes que experimentam pela primeira vez a organização, representa uma junção bastante equilibrada. O trabalho se fundamenta inicialmente no avanço dos servidores, com mais organização e unidade. Ao mesmo tempo, também há o foco na desmistificação do funcionalismo público, constantemente atacado por variados setores da sociedade.
“Os servidores públicos através do SISMMAR buscam mais valorização da classe. O nosso papel à frente do SISMMAR é fazer com que o trabalhador tenha mais voz e seja mais ouvido nas decisões da Prefeitura. Com mais representação desta categoria toda a sociedade ganha. Isso vale para Maringá e todas as cidades. O servidor público é fundamental para o progresso de um município, com serviços essenciais para toda a população. É nisso que a gente está pensando para os próximos quatro anos, ações para melhorar a vida dos servidores e consequentemente melhorar toda a sociedade”, asseguraram durante a posse a Presidenta Iraídes Baptistoni e o vice-presidente Cal Bezerra.
As chances destas propostas se concretizarem são altas. Somente nas duas primeiras semanas de trabalho o SISMMAR recebeu uma chuva de filiações após um período de estagnação da base. A partir da confiança de boa parte da categoria e da força de vontade da direção sindical, tudo indica que os servidores de Maringá estarão ainda mais fortalecidos para estes quatro anos. Que este movimento de avanço social não fique restrito apenas à Maringá, bem como influencie positivamente toda a região, com mais valorização dos prefeitos e mais reconhecimento da população.