Aconteceu na quarta-feira, dia 10 de Janeiro de 2024, no Plenário do Legislativo Municipal, a Cerimônia de Posse dos novos Conselheiros Tutelares do Município de São Jorge do Ivaí, quadriênio 2024/2027, eleitos no Processo de Escolha Unificado com eleição ocorrida em 1º de outubro de 2023, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei Federal nº 8.069 de 1990, a Resolução nº 231 de 2022 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONANDA, a Lei Municipal nº 38/2013, bem como o Edital n° 01/2023, publicado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Município.
Os novos Conselheiros são; Anderson Carlos de Oliveira; Edilaine Fala; Edmar Ferreira da Silva; Geraldo Aparecido do Nascimento e Marcos Aurelio Rosada foram empossados pelo Prefeito Municipal Agnaldo Carvalho Guimarães. O Evento contou com a presença do Representante do Ministério Público Alan Depólito, da Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente Queile Pauro Fontes, do Presidente da Câmara Municipal, Rubens Ribeiro da Silva, e os vereadores, Airton Gomes de Almeida, Caio Henrique Juvêncio, David Renan Costa Miranda dos Santos, Edilson Pavoni, Nair Elza Sartori e demais autoridades.
Também presente na solenidade, a primeira dama Ivana Miria Pretti que destacou o papel dos conselheiros:
“É um trabalho muito importante porque eles cuidam das crianças que estão em situação de negligência e violência, manejando da melhor forma. Hoje, temos várias políticas de primeira infância voltadas para essas crianças, já que é uma fase de extrema importância. Então, nós, enquanto poder público, temos que dar todo o suporte para as políticas públicas de primeira infância e também dar condições de trabalho aos conselheiros tutelares”, disse.
O Prefeito Guina falou sobre a importância do trabalho dos conselheiros:
“Cada um de vocês tem uma grande responsabilidade ao receber esta missão. Afinal, temos de zelar por nossas crianças e adolescentes, principalmente aquelas que estão em situação mais vulnerável. É imprescindível evitar que elas tenham seus direitos violados. Contamos com vocês, que têm um trabalho muito difícil pela frente, mas de um valor imensurável”, disse o prefeito. Desejando boas-vindas aos novos Conselheiros empossados, e que desempenhem a valiosa função e missão frente à Politica Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente do Município.